Translate

sexta-feira, 28 de março de 2014

Travesseiro folhado de legumes e passas com molho de tomate

Como prometido, hoje vou deixar-vos a receita do primeiro prato que foi confecionado no workshop de Boas-vindas à Primavera. Trata-se de uma receita simples, que podemos aplicar para os legumes crus ou cozinhados que tenhamos por casa, dando-lhe uma textura crocante com o envoltório de massa Filo. Não vou por quantidades, uma vez que se trata de gastar o que há por casa. Os legumes são também orientativos, pois podem fazer esta receita com os que mais gostarem.
Ingredientes:
Folhas de massa Filo
Cenoura
Ervilhas de quebrar
Alho francês
Repolho
Sultanas
Manteiga derretida
Azeite q.b
Sal e pimenta q.b
Molho de tomate
Limpamos e cortamoas todos os vegetais em juliana (tiras finas).
Colocamos uma frigideira ou tacho ao lume com um pouco de azeite. Quando estiver quente, introduzimos os legumes, tendo o cuidado de introduzir primeiro os mais duros, como é o caso da cenoura, para que depois não estejam uns demasiado crocantes e os outros cozinhados em excesso, e deixamos cozinhar cerca de 5 a 8 minutos. Temperamos com sal e pimenta, adicionamos as sultanas e retiramos do fogo.
Colocamos as folhas de massa Filo em cima da bancada e pincelamos os bordos com manteiga derretida; Dispomos uma porção dos legumes no centro, mas deixamos um bordo de 1.5 cm; enrolamos um pouco, dobramos os bordos laterais para dentro, voltamos a pincelar com a manteiga e enrolamos até ao limite. Repetimos o processo para as restantes folhas de massa, e até esgotar os legumes.
Dispomos os rolinhos num tabuleiro untado com manteiga, pincelamos com manteiga derretida e cozinhamos em forno pré-aquecido a 200º até ficarem dourados e crocantes. Servimos com um pouco de molho de tomate.

Sem comentários:

Enviar um comentário