Translate

segunda-feira, 17 de março de 2014

Dia Internacional do Cozido #cocidoday

A ausência de novas publicações no blog teve um motivo....
Celebrou-se, no passado dia 15 o "Día internacional del cocido", iniciativa de Luís OlloaFrenchi OuviñaLaura Camino e Alberto Ribas. A ideia consistia em que, no dia 15 de Março houvesse, em simultâneo, mesas espalhadas por toda Galiza, Espanha e outros países, a degustar o tão tradicional e comum prato "Cozido", da forma mais tradicional à mais atrevida, "atacando" as redes sociais;  Alberto Ribas, responsável pela internacionalização foi o #cocidoleader da mesa em Portugal, nas instalações da Faz & Come, que aproveitei para inaugurar.
Nota de prensa do Município de Monção:
"Cerca de 20 restaurantes de cidades como Madrid, Barcelona, Vigo, Pontevedra, Santiago de Compostela e Lugo e perto de 200 convidados entre jornalistas, fotógrafos, bloguers e gastrónomos promovem no próximo sábado, 15 de março, uma ação de promoção do cozido nas redes sociais.
A Escola Gastronómica "Faz e Come", situada em Lara, concelho de Monção, é a única presença lusa nesta festa gastronómica. O Chef Rui Ribeiro, que confecionará o manjar com produtos locais do cabaz "Prove", promete "brincar" com os diversos componentes do cozido e surpreender pela qualidade e inovação.
A iniciativa, lançada por quatro bloguers na recente Feira do Cocido de Lalin, na Galiza, consiste em juntar oito comensais em cada restaurante que, ao sabor de cada garfada, terão como missão lançar comentários e uploads de fotografias nas redes sociais através da hashtag "#cocidoday".
O objetivo é divulgar em tempo real este prato característico do norte de Portugal e da Galiza junto de milhares de internautas e seguidores de blogs de gastronomia. Prevêem-se repastos à moda tradicional, a fazer lembrar o cozido de infância, mas também novas abordagens culinárias e experiências degustativas deste prato típico com apreciadores fiéis nos quatro cantos do mundo."
Peço desculpa por esta introdução tão amplia, mas quero ainda fazer alguns agradecimentos a pessoas/empresas sem as quais este evento não teria sido possível:
Silestone Portugal, pelas bancadas de trabalho, OFAC Decorrações por parte da loiça e utensílios de cozinha, Talhos Salsicharia Deu la Deu pelos enchidos, Núcleo Prove de Monção pelas hortaliças tão frescas e cabaz, Made with love pelos crachás personalizados com o nosso porquinho, Pedaços de cortiça pelos acessórios em cortiça,  ao Alvarinho Cortinha Velha que regou o nosso almoço, àquelas amigas artistas da Flores da Aldeia que com as suas obras conseguem instalar o mais puro estado da natureza em qualquer evento, ao Palácio da Brejoeira em especial à Miriam pela visita guiada que nos fez viajar no tempo, ao Nelson Vaz da Raliv pelos excelentes trabalhos gráfico e fotográfico, e a cada um dos demais participantes: Estela Portela de Lares y Mares, Nuno Pinheiro, Paulo Pedroso, Mónica da Negrinhos & Cia, Beatriz e a minha querida Rocío Garrido do blog Cocina de mi abuelo. Mil obrigados/gracias a todos os involucrados nesta iniciativa! 

Hoje vou deixar só algumas fotos, mas prometo passar por cá outro dia para deixar as receitas dos pratos do menu:
Bolo do Tacho (massa de broa frita com toucinho)
Croquetes panados em aveia com redução de tomate
Trouxa de couve com farinheira e queijo Tetilla com creme de cozido
Cozido à Portuguesa
Papos de Anjo com gelado de feijão encarnado









2 comentários:

  1. Muito obrigado pela acollida e pela comida que ficou tudo muito bom.

    Un bikiño por facerme desconectar e por pasar un día 10.

    ResponderEliminar
  2. Um dia muito bem passado e cheio de surpresas magníficas, tais como: o ambiente familiar criado por todos os participantes que não se limitaram a comer mas também a cozinhar, a qualidade dos produtos e o excelente sabor dos pratos confeccionados, o magnífico passeio após o almoço, entre muitas outras coisas que fizeram deste dia um dia 5 estrelas. Um obrigado especial à Faz&Come e ao Rui Ribeiro por tudo.

    ResponderEliminar