Translate

domingo, 21 de setembro de 2014

Risotto de Cantharellus e ceps

Hoje, domingo, não estava previsto cozinhar, mas assim que os primeiros cogumelos da temporada me apareceram à porta pelas mãos da Flores da Aldeia mudei logo de ideias :) 
Já que o Outono está mesmo à espreita, que melhor forma de utilizá-los senão num belo risotto?  O resultado foi um prato cheio de fragrâncias,saboroso e reconfortante para estas noites já frias e húmidas.

Ingredientes para 4 pessoas:
300 gramas de cogumelos silvestres (usei Cantharellus e ceps)
300 gramas de arroz arbório
2 chalotas picadas
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de azeite
25 gramas de manteiga
50 gramas de queijo Parmesão ralado no momento
1/2 copo de vinho branco
1 litro de caldo de galinha (aproximadamente)
Sal e pimenta q.b
Comece por limpar os cogumelos com a ajuda de um pincel; reserve.
Coloque o caldo ao lume, mantendo-o quase a ferver.
Aqueça uma frigideira ou tacho de fundo largo; adicione o azeite, seguido das chalotas e do alho picado. Salteie até ficarem transparentes.
Adicione o arroz e deixe fritar durante cerca de 2 minutos, mexendo. Regue com o vinho branco, mexa e deixe evaporar. Adicione, então, os cogumelos e deixe cozinhar até ficar sem praticamente líquido nenhum.
Adicione um pouco de caldo e mexa com a frigideira até que este seja absorvido pelo arroz. Vá adicionando o restante caldo gradualmente. Cerca de 18 minutos depois prove o arroz e, este estiver al dente, retire do lume. Tempere com sal e pimenta. Adicione a manteiga e o Parmesão, mexa e deixe repousar durante cerca de 1 minuto. 
Sirva de imediato.

Sem comentários:

Enviar um comentário