Translate

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Rapa das bestas 2014

É tradição, no primeiro fim de semana do mês de Julho celebrar-se, em Sabucedo- A Estrada (província de Pontevedra -Espanha), a Rapa das Bestas, evento considerado de Interesse Turístico Internacional desde 2007.
Sábado, domingo e segunda, três "curros"(sessões), sendo que no sábado decorre também uma missa com o fim de abençoar os intervenientes e pedir para que não ocorram acidentes.
Consiste em trazer os cavalos criados em estado selvagem no monte para o "curro", que é uma construção semi-circular, do género de um coliseu, onde lhes cortam os rabos  e crinas, são desparasitados e mesmo identificados através de um micro-chip.
Com um jantar magnífico no sábado à noite, sendo a ementa um fantástico polvo à galega e churrasco.. Palavras para quê?
Esta atração reune milhares de visitantes que acampam nas imediações da concentração onde decorre a festa com tendas de alimentação, atrações para crianças, comércios e orquestras. 
Este ano tive a sorte de poder participar e é, sem dúvida, um evento a não perder.  Os cavalos, domados pelos "aloitadores", que os agarram em conjunto, momento em que os adolescentes marcam a sua passagem para o estado pré-adulto. Muita coragem é precisa para entrar no curro e tentar domar as "bestas".
São também, cada vez mais, as mulheres que se atrevem a agarrar os animais e mostrar que na maior parte dos casos, neste luta entre animal e homem, o homem sai vitorioso.
Muito obrigado à organização, ao Dani, coordenador dos meios de comunicação e à autarquia por nos permitir pernoitar no albergue.
Deixo-vos algumas fotos e o convite para a edição de 2015.























Sem comentários:

Enviar um comentário