Translate

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Mil-folhas de salmão com pêra e roquefort

Hoje foi mais um daqueles dias depois de jantar com amigo em que acaba sempre por sobrar comida confecionada ou não, a precisar de ser gasta; havia massa Filo, salmão e um restinho de queijo azul. Ainda hesitei entre uma quiche, mas para dar mais movimento ao prato e poupar os ovos para fazer bolinhos agora na Páscoa, acabei por fazer um mil-folhas bem simples mas saboroso.



Ingredientes para  4 pessoas:
4 folhas de massa Filo
200 gramas de salmão
1 pêra
1/4 de pimento vermelho
1/4 de pimento amarelo
50 gramas de queijo roquefort
50 gramas de manteiga derretida
150 ml de natas
1/2 dl de azeite
1/2 alho francês
Sal e pimenta q.b
Alface q.b
Pré-aquecemos o forno a 200º. Cortamos as folhas de massa filo em 8 rectângulos. Dispomos 8 retangulos de massa num tabuleiro untado com manteiga, voltamos a pincelar, voltamos a sobrepor massa e assim sucessivamente. Levamos ao forno durante cerca de 6 minutos, até ficar dourado e reservamos.
Limpamos e cortamos os pimentos e o alho francês em tiras fininhas. Cortamos a pêra também em fatias e reservamos. Retiramos a pele e as espinhas do salmão e cortamos em cubos de aproximadamente 1 cm.
Aquecemos uma frigideira, onde colocamos o azeite. Coramos as pêras e reservamos. Seguidamente, salteamos (na mesma gordura) os dois pimentos e o alho francês; deixamos cozinhar alguns minutos, mexendo. Adicionamos o salmão, temperamos com sal e pimenta e deixamos cozinhar. Despejamos tudo para um recipiente. Ainda na mesma frigideira, colocamos as natas e o roquefort; deixamos reduzir até engrossar.
No prato de serviço ou travessa, dispomos algumas folhas da massa filo já cozinhada; colocamos um pouco do salteado de salmão, sobrepomos outra camada de massa, mais um pouco do salteado, umas folhas de alface e, no topo, a pêra laminada. Regamos com o molho e servimos.

1 comentário: