A vontade de fazer este tipo de bolo vem já de há algum tempo e a verdade é que uma pessoa não se cansa de o comer. A minha mãe, também muito dedicada à "cozinha de família", fez há tempos um destes bolos, em que a parte húmida/pudim era de leite e a mais seca/bolo tinha sabor a côco. Hoje quis fazer a minha versão e, como já vem sendo hábito, sempre que crio ou adapto uma receita, trato de dar uso aos ingredientes que tenho em stock, principalmente aos frescos que acabam por se estragar se não fizermos nada. Abro a porta do frigorífico e encontro meia papaia que sobrou do workshop do fim de semana dedicado às saladas e penso "é hoje que vais". Para contrastar a cor amarelo/alaranjado do pudim, nada melhor do que uma cor escura, e eis que surge o chocolate que eu sei que ninguém gosta... ;)
Ingredientes para o pudim:
1 lata de leite consensado
1 medida da lata de leite
4 ovos
Para o caramelo:
150 gramas de açúcar
0,5 dl de água
Para o bolo:
4 ovos
175 gramas de açúcar
75 gramas de cacau
175 gramas de farinha
Ligamos o forno a 175º.
Colocamos os 150 gramas de açúcar juntamente com a água num tacho ao lume; deixamos ferver, sem mexer, até ficar em caramelo; retiramos imediatamente do lume e barramos o fundo e paredes da forma; reservamos.
Para o pudim, colocamos todos os ingredientes num recipiente com alguma profundidade e passamos com a varinha mágica; vertemos o preparado na forma barrada.
Para o bolo, num recipiente batemos os ovos com o açúcar até triplicar de volume; gradualmente, e envolvendo com cuidado, adicionamos a farinha e o cacau até tudo estar bem incorporado. Cuidadosamente, vertemos este preparado por cima do outro. Colocamos a forma num tabuleiro com cerca de 1 a 2 cms de agua no fundo (banho-maria), e cozinhamos durante cerca de 55 minutos ou até que, ao espetar com um palito, o mesmo saia seco.
Já fiz mas sem a papaia :)
ResponderEliminarVou ter que experimentar com polpa de manga! Cheira-me que vai ficar bom e depois ponho fotos para fazer inveja :)
Manga, a minha fruta preferida... Estive quase a usá-la, mas achei que o caramelo distorcesse o seu exótico sabor a verão :) Quanto à inveja.... vou ficar aqui a roer-me para ver essas fotos!! :D
ResponderEliminar