Continuo com os doces. Hoje decantei-me por fazer uns profiteroles que, por ser o sabor preferido da minha mãe, decidi rechear com um creme de café. Para contrastar a doçura do recheio, banhei-os em cobertura de chocolate amargo. Irresistíveis, não acham?
A receita dos "choux", muito versátil, uma vez que se pode utilizar para fazer profiteroles com recheios doces ou salgados, éclairs, o "Paris-Brest" e até mesmo os sonhos (a diferença destes é que são fritos em gordura abundante) e o mais engraçado é que se viram sozinhos; chego a ficar pasmado a olhar para eles darem cambalhotas enquanto cozinham lentamente no óleo quente.
Para a massa:
100 grs de manteiga
2,5 dl de água
150 grs de farinha
4 ovos
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
Começamos por por num tacho a água o sal, a manteiga e o açúcar. Quando a manteiga estiver completamente derretiga e a água começar a ferver, juntamos a farinha, mexendo bem até formar uma bola que se descola do tacho.
Deixamos arrefecer um pouco e acrescentamos aos poucos os 4 ovos batidos, batendo até obtermos um creme homogéneo.
Num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal ou com Folha de pastelaria, dispomos pequenas porções de massa com a ajuda de um saco de pasteleiro ou de uma Pistola, que podem adquirir na OFAC Decorações Há que ter em atenção o espaço que deixamos entre cada bolinho, visto tenderem a crescer significativamente. Cozinhamos em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos.
Para o recheio:
125 grs de manteiga sem sal a temperatura ambiente
200 grs de açúcar em pó
50 ml de café forte, expresso ou similar
Com uma colher de pau, batemos a manteiga até ficar macia e vamos adicionando o açúcar em pó aos poucos. Quando estiver todo incorporado, batemos a mistura até ficar fofa e esbranquiçada. Finalmente, juntamos o café e voltamos a bater. Reservamos no frigorífico por 5 a 10 minutos.
Para a cobertura:
100 grs de chocolate amargo
100 ml de natas
Num recipiente em vidro, derretemos o chocolate juntamente com as natas em banho-maria, misturando com um batedor manual.
Fazemos um corte a meio do profiterol, mas sem separar as duas partes. Recheamos com o creme de café e mergulhamo-los na cobertura de chocolate.
Olá Rui,
ResponderEliminarEu preveni que ia cuscar isto tudinho, eheheheh!
Aqui parei e... fiquei com águ ana boca, hum... coisa boa!
Nunca fiz... mas um dia atreve-me.
Bjs