Sabem aqueles pães de Deus tão apetitosos que se encontram nas feiras tradicionais? Sim, aqueles que gostaríamos que fossem completamente barrados com aquela cobertura doce de coco? Pois, Hoje deixo-vos ficar a minha versão desses pães tão fofos irresistíveis à hora do lanche.
Deixo-vos também uma dica: Se não tiverem mito tempo, podem prepará-los com alguma antecedência e congelar, em tabuleiros, antes de cozinhar. assim, quando vos apetecer um pãozinho destes para o lanche, basta retirar do congelador de manhã e, quando voltarem o trabalho é só levar ao forno ;)
Desejos de uma boa semana, docinha para todos!
Ingredientes:
Para a massa
25 gramas de fermento de padeiro fresco
200 ml de leite morno
60 gramas de manteiga amolecida
400 gramas de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
1 ovo inteiro
1 colher de café de sal
Para a cobertura:
2 ovos inteiros
100 gramas de coco ralado
50 gramas de açúcar
1 gema de ovo (para pincelar)
Açúcar em pó q.b para polvilhar
Preparação:
Dilua o fermento no leite morno e a manteiga; reserve.
Coloque a farinha num alguidar, abra uma cavidade e coloque nela 1 colher de sopa de açúcar, o ovo, o sal e a mistura do leite. Amasse bem até descolar do alguidar (junte alguma farinha se necessário).
Trabalhe a massa numa bancada enfarinhada; forme uma bola, transfira-a novamente para o alguidar, tape com película aderente ou um pano e deixe levedar em local morno até duplicar o seu volume.
Volte a amassar para desgaseificar e forme pequenas bolas.
Disponha as bolas, separadas, num tabuleiro forrado com papel vegetal; Dilua a gema de ovo com uma colher de sopa de água e pinte com ela os pães.
Misture os ingredientes da cobertura numa tigela e barre com este preparado os pães.
Deixe repousar mais 30 a 40 minutos e cozinhe em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 25 minutos.
Retire do forno e, ainda quentes, polvilhe os pães com açúcar em pó.
Eh! Eh! Eu ontem também pus as mãos na massa para preparar esta maravilha, mas como foi a minha 1.ª vez... Não me correu lá muito bem... A massa ficou um bocadinho mole demais e acabaram por não ficar assim tão bonitos, mas comem-se bem! Vou anotar esta receita para voltar a experimentar... Sim, porque eu sou persistente... :) Beijinhos e obrigada pela partilha.
ResponderEliminarObrigado, Marta!! Esta não costuma falhar...
EliminarBjs e boa semana ;)