Translate

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Creme de favas com beterraba e croutons

Porque para cozinhar uma boa sopa não é sinónimo de horas ao fogão, este tipo de cremes faz-se bem rápido. Em menos de meia hora temos um creme suave e reconfortante, uma boa opção para o jantar depois de um longo dia de trabalho.
Ingredientes para 4 pessoas:
600 gramas de favas sem a pele
1 cebola média
50 ml de azeite
sal e pimenta branca q.b
1 beterrraba cozida
1,2 litro de água
Para os croutons:
Restos de pão duro
Azeite q.b
1 raminho de salsa
1 dente de alho
Cortamos a beterraba em cubinhos com cerca de 5 mm de lado; reservamos.
Descascamos a cebola, cortamos em quartos e colocamos num tacho/panela juntamente com as favas e 50 ml de azeite. Levamos ao lume e deixamos refogar durante 5 minutos a fogo médio. Adicionamos a água,  temperamos com sal e deixamos cozinhar durante cerca de 20 minutos. Trituramos com a varinha mágica, retificamos de sal e juntamos um pouco de pimenta branca moída.
Para os croutons, cortamos o pão em cubos com cerca de 1 cm de lado. Picamos o alho e  a salsa finamente. Aquecemos uma frigideira, colocamos um fio de azeite e, seguidamente, o alho e a salsa picados. Quando o alho começar a "estalar", adicionamos o pão, e vamos mexendo até que este absorva a gordura e fique dourado.
Servimos a sopa e no centro do prato ou tigela dispomos alguns cubinhos de beterraba e croutons. Podem decorar com rebentos de ervas aromáticas ou vegetais. Na foto são agriões baby, gentileza da Flores da Aldeia.
Base da Pedaços de Cortiça

Sem comentários:

Enviar um comentário